A compositora da primeira marcha "Ó Abre Alas", em 1899 foi Chiquinha Gonzaga, feita para Rosas de Ouro. É um estilo musical que teve influência das marchas populares portuguesas, das marchas militares, com ritmo acelerado, melodias vivas e simples e com letras muitas vezes com duplo sentido.
"Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917. A verdadeira marchinha de carnaval brasileira começou a surgir no Rio de Janeiro com as composições de Eduardo Souto, Freire Júnior e Sinhô, e atingiu o apogeu com intérpretes como Carmen Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, Jorge Veiga e Blecaute, que interpretavam, ao longo dos meados do século XX, as composições de João de Barro, o Braguinha e Alberto Ribeiro, Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine Babo. O último grande compositor de marchinha foi João Roberto Kelly." (Wikipédia)
Se você quer descubrir se conhece mesmo ou já ouviu alguma delas, basta entrar em http://www.suapesquisa.com/carnaval/marchinhas_carnaval.htm e ver as letras de algumas das mais famosas marchinhas carnavalescas. Também tem uma grande variedade de marchinhas aqui http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário