sexta-feira, 11 de março de 2011

Fim da Temporada de Carnaval

Hey! E é com o resultado da nossa enquete, que encerramos também o nosso especial de Carnaval 2011.
50% das votos foram quem prefere o Carnaval no RJ, e 50% em Recife!
Obrigada por votar!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Sobre as marchinhas de Carnaval

Com certeza você já ouviu por aí uma Marcha de Carnaval, ou pelo menos alguém falando sobre elas, não? As marchinhas são um gênero de música que foi muito popular dos anos 20 aos anos 60 do século XX, quando começou a ser substituída, por preferência do público, pelo samba enredo.
A compositora da primeira marcha "Ó Abre Alas", em 1899 foi Chiquinha Gonzaga, feita para Rosas de Ouro. É um estilo musical que teve influência das marchas populares portuguesas, das marchas militares, com ritmo acelerado, melodias vivas e simples e com letras muitas vezes com duplo sentido.
"Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917. A verdadeira marchinha de carnaval brasileira começou a surgir no Rio de Janeiro com as composições de Eduardo Souto, Freire Júnior e Sinhô, e atingiu o apogeu com intérpretes como Carmen Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, Jorge Veiga e Blecaute, que interpretavam, ao longo dos meados do século XX, as composições de João de Barro, o Braguinha e Alberto Ribeiro, Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine Babo. O último grande compositor de marchinha foi João Roberto Kelly." (Wikipédia)

Se você quer descubrir se conhece mesmo ou já ouviu alguma delas, basta entrar em http://www.suapesquisa.com/carnaval/marchinhas_carnaval.htm e ver as letras de algumas das mais famosas marchinhas carnavalescas. Também tem uma grande variedade de marchinhas aqui http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/.

Resuminho para saber da história do Carnaval

Aí vai um trecho sobre a história do Carnaval, extraída de um texto encontrado na internet.
"O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo transmitida de geração a geração há muitos séculos.Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma.Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salão chegaram ao Brasil em 1892.Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro."
Para ler o restante dessas informações, basta entrar em: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=465

domingo, 6 de março de 2011

Figuras do Carnaval brasileiro

As figuras mais destacadas do Carnaval brasileiro são: o SAMBA, os BONECOS DE OLINDA, o GALO DA MADRUGADA, o MARACATU e o FREVO!





O Mistério das Fantasias de Carnaval

A origem das fantasias carnavalescas no Brasil é um mistério. Alguns pesquisadores dizem que o uso remonta ao ano de 1870 e que eram usadas por homens e mulheres para se embelezarem, celebrarem a alegria, esconderem suas verdadeiras identidades e, é claro, chamar a atenção de todos. Também há relatos de que tudo começou no Rio de Janeiro, fruto da brincadeira de dois rapazes: um deles usava roupa de fazendeiro e fingia açoitar o outro, que se passava por escravo, ornamentado inclusive por correntes. Isso teria acontecido pouco antes da abolição da escravatura, em 1888, quando o Carnaval já seria usado para se fazer críticas de cunho político. Em 1930, o uso das fantasias e máscaras começou a declinar, em virtude do encarecimento dos ornamentos para confecção e demais utensílios, como sapatilhas, quepes etc. Assim, pouco a pouco, as fantasias foram sendo reduzidas em nome da liberdade dos movimentos e do calor característico da época em que a festa é realizada no Brasil. Mas uma coisa é certa: o Carnaval se tornou a maior festa popular brasileira. E são várias as opções e espetáculo, como desfiles de escolas de samba, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo; blocos de rua no Nordeste; e festas de salão, que acontecem por todo o Brasil e ainda resgatam um pouco da tradição das fantasias.

Texto extraído de folha informativa da Porto Seguro.

Especial de Carnaval 2011: Carnaval brasileiro é tudo de bom!

Este post é para anunciar que, demos ínicio ao nosso Especial de Carnaval...
Vão ser alguns posts sobre a maior festa popular do Brasil para você entrar nesse clima de festa e alegria!