segunda-feira, 7 de março de 2011

Sobre as marchinhas de Carnaval

Com certeza você já ouviu por aí uma Marcha de Carnaval, ou pelo menos alguém falando sobre elas, não? As marchinhas são um gênero de música que foi muito popular dos anos 20 aos anos 60 do século XX, quando começou a ser substituída, por preferência do público, pelo samba enredo.
A compositora da primeira marcha "Ó Abre Alas", em 1899 foi Chiquinha Gonzaga, feita para Rosas de Ouro. É um estilo musical que teve influência das marchas populares portuguesas, das marchas militares, com ritmo acelerado, melodias vivas e simples e com letras muitas vezes com duplo sentido.
"Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917. A verdadeira marchinha de carnaval brasileira começou a surgir no Rio de Janeiro com as composições de Eduardo Souto, Freire Júnior e Sinhô, e atingiu o apogeu com intérpretes como Carmen Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, Jorge Veiga e Blecaute, que interpretavam, ao longo dos meados do século XX, as composições de João de Barro, o Braguinha e Alberto Ribeiro, Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine Babo. O último grande compositor de marchinha foi João Roberto Kelly." (Wikipédia)

Se você quer descubrir se conhece mesmo ou já ouviu alguma delas, basta entrar em http://www.suapesquisa.com/carnaval/marchinhas_carnaval.htm e ver as letras de algumas das mais famosas marchinhas carnavalescas. Também tem uma grande variedade de marchinhas aqui http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário